Opiniao

Será bendito aquele que vem em nome do povo moçambicano?

 

Partilho a minha pobre experiência a respeito da vinda de VM7 conforme prometeu. Ele já está em Moçambique, a terra que o recebeu com uma chuva, sinal de bênção e o povo aclama: Venâncio, Venâncio, Venâncio!

Do Maputo se observa um fenômeno inédito  do dia 09 de janeiro de 2025. Um homem que hoje é o assunto. Um homem que disse abraçar a causa do povo. Um homem que promete ir às últimas consequências na luta pelo povo. Eis a figura que incomoda e incomodará muitas pessoas.

O dia começou com uma chuva e muitas ruas bloqueadas.
As multidões não se intimidaram nem com a chuva, muito menos com o gás lacrimogêneo e balas verdadeiras disparados pela polícia.

A cidade parou literalmente. A chuva serviu de um oxigênio para que as multidões tivessem mais força e ânimo depois de um calor insuportável que Maputo presenciou desde o último final de semana.

Cada gesto, cada passo, cada palavra e cada sorriso indicam algo: esperança dos oprimidos?

O que significa a vida de VM7 nesta etapa em que Moçambique enfrenta?

As multidões deram a entender que são ovelhas sem pastor.

As multidões estão à procura de alguma coisa: libertar-se da pobreza, da corrupção e da incerteza da vida. O povo quer um Moçambique melhor. O povo quer ter a alegria de ver seus projetos realizados com sucesso.

O que motiva as multidões a abandonar seus deveres, enfrentar a chuva e o gás lacrimogêneo e acorrer ao aeroporto nesta manhã se isso não significa que já começou a revolução em Moçambique?

É emocionante o ambiente que se vive aqui em Maputo. Mas também somos obrigados a refletir sobre o destino de Moçambique porque numa simples recepção de um candidato, já há pessoas feridas e talvez uma pessoa morta. O que será até o final do dia?

Deus salve Moçambique!

Para hoje é tudo e desafio a todos nós para pensar a respeito do futuro do nosso país.

Servo inútil,
Pe. Fonseca Kwiriwi, CP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *