Sociedade

População contesta instalação de estaleiro da Fábrica de Explosivos em Ancuabe

A população da sede da Localidade de Salaue, também conhecida por Silva Macua, no Posto Administrativo de Metoro, distrito de Ancuabe, sul da província de Cabo Delgado, juntou-se esta segunda-feira para contestar a instalação de um estaleiro pertencente à Fábrica de Explosivos de Moçambique (FEM) por alegadamente estar a ser construído numa zona em que possui propriedades, com destaque para machambas.Num protesto que juntou centenas de pessoas, os manifestantes disseram que a população não foi informada sobre a instalação daquele empreendimento, muito menos as actividades a serem desenvolvidas e nem vantagens financeiras e sociais da sua existência.

Além da alegada falta de informação, os residentes de Silva Macua afirmam que nunca houve uma consulta comunitária ou qualquer auscultação à população em torno da instalação daquele empreendimento.

Os manifestantes contam terem visto apenas trabalhadores da empresa a limparem a área em causa, sem que antes tivessem sido informados. Em contacto com “Carta”, o Chefe da Localidade de Salaue explicou que, embora a área pertença à localidade que dirige, os cidadãos que reivindicam indemnizações são da localidade vizinha de Metoro.

“Aqui, na comunidade de Salaue, não há registo de manifestação. Estes são elementos de Metoro que têm algumas áreas e machambas nessa zona. Portanto, a área é de Salaue, mas são populares de Metoro que exigem indemnização”, garante Nacire Rachide, sublinhando não haver qualquer conflito entre a comunidade e a Fábrica de Explosivos, assim como entre a comunidade com a futura fábrica de cimento, que será construída naquela zona.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field