Por Quinton Nicuete
Após o jornal Moz24h ter publicado uma reportagem sobre o problema de poluição ambiental causada pela empresa Renco, responsável pela construção, engenharia e aluguer de máquinas para a empresa bilionária TotalEnergies em Afungi no distrito de Palma na província de Cabo Delgado, nas últimas semanas a empresa tem demonstrado interesse em minimizar o problema.
A Renco limpou os entulhos, sujidades, nivelou o terreno e ontem iniciou com as obras de pavimentação de todo o seu perímetro através de uma obra de emergência realizada pela entidade.
Durante estas obras, a empresa decidiu fechar as principais entradas das duas escolas próximas. Os alunos da Escola Secundária Maria Mazzarello são obrigados a utilizar entradas alternativas com desníveis, e os alunos da Escola Básica Amizade Moçambique-China são forçados a entrar pelo escritório para o interior.
Alunos, pais e encarregados de educação, além dos moradores circunvizinhos, estão frustrados e questionam o motivo para o início das obras neste período de aulas, considerando a poeira que é gerada no local. (Moz24h)