João Nicuete
Automobilistas e moradores estão agastados com as condições precárias de transitabilidade no troço que liga Pemba a Mecufi, na província de Cabo Delgado.
Segundo os automobilistas, circular naquela via é um autêntico sofrimento, pois a viagem é percorrida em três ou quatro horas, contra os aproximadamente 40 minutos que um condutor leva quando a via está em melhores condições.
“Neste tempo chuvoso passamos com sofrimento, e nenhum carro pequeno circula, mas agora piorou o cenário”, diz o automobilista Nito Ansumane. O mesmo testemunho foi dado por Mussa Tonto, também automobilista.
Os usuários dizem que é uma lástima e que a situação se agravou ainda mais nesta época chuvosa devido às chuvas que se fazem sentir naquela região, tornando a estrada intransitável. O que incomoda os utentes da via é o silêncio por parte das autoridades.
Como forma de minimizar os problemas da via, alguns jovens, incluindo crianças, cobrem os buracos com areia para ganhar dinheiro.
Esta situação preocupa não só os automobilistas, mas também os residentes de Mecufi, que se queixam da falta de transporte decorrente da elevada degradação do troço.
Moradores e utentes da via desafiam a Administração Nacional de Estradas (ANE) na província de Cabo Delgado a encontrar soluções urgentes, com vista à melhoria das estradas, não só a de Mecufi, mas de toda a província, que se encontram em péssimas condições de transitabilidade.
A recomendação surge numa altura em que a circulação de pessoas e bens, sobretudo de organizações não governamentais ou de agências humanitárias, necessita de deslocar-se ao distrito de Mecufi para apoiar as famílias vítimas do ciclone Chido, que neste momento precisam de ajuda humanitária, uma vez que perderam tudo na passagem do sistema meteorológico.
O mau estado das estradas, além de prejudicar o escoamento dos produtos, tem contribuído para a rápida avaria dos autocarros que fazem o transporte público de passageiros, tornando-se uma autêntica dor de cabeça para os automobilistas, que semanalmente gastam valores avultados para a reparação de suas viaturas.
Importa salientar que os cerca de 50 quilómetros de extensão da estrada Pemba-Mecufi beneficiaram, no ano passado, de obras de reabilitação avaliadas em quase 160 milhões de meticais, desembolsados pelo governo moçambicano.