O Centro para Democracia e Direitos Humanos (CDD) vai litigar nas instituições da Justiça contra esse contrato por esterilizante ao desenvolvimento de Moçambique e por subalternizar as Forças de Defesa e Segurança no combate ao terrorismo em Cabo Delgado. Este negócio tem o potencial de levar ao contínuo desinvestimento no sector da defesa e segurança para assegurar a continuidade do contrato.
Estão em curso Preparativos em Curso para Litigação Estratégica Contra o Contrato da “TotalEnergies” com Empresa de Segurança de Paul Kagame e Frelimo de Filipe Nyusi para o Projeto de Gás de Afungi. Diz CDD
A“TotalEnergies”, que lidera o projecto Mozambique LNG na península de Afungi, em Cabo Delgado, assinou um contrato milionário com uma empresa de segurança ligada ao partido no poder no Ruanda, a Frente Patriótica do Ruanda (FPR). Trata-se da ISCO Segurança, uma joint-venture entre a ISCO Global Limited do Ruanda e a Frelimo de Filipe Nyusi. (Moz24h)