Por CF
Vários activistas sociais e políticos angolanos estão envolvidos numa campanha nas redes sociais pela “ verdade eleitoral “ em Moçambique. “ Sou angolano angolano e apoio a luta do povo moçambicano pela verdade eleitoral”.Esta campanha começou pouco depois de terem sido publicados os resultados preliminares das eleições de 9 de Outubro que foram rejeitados pelo candidato presidencial suportado pelo partido Podemos, Venâncio Mondlane.
Entre os vários activistas sociais e políticos envolvidos está também Luaty Beirão. Luaty Beirão ficou famoso depois de ter sido detido com outros jovens angolanos em 2015 pelo regime angolano por terem sido encontrados a ler o livro: “Ferramentas para destruir o ditador e evitar nova ditadura- Filosofia política de libertação de Angola” escrito pelo jornalista Domingos Cruz que também foi detido.
Eles foram formalmente acusados de prepararem uma rebelião e um atentado contra o então presidente angolano, José Eduardo dos Santos. Depois de condenado a 5 anos de prisão mas foi libertado em 2016 juntamente com os seus companheiros de leitura.
A causa de Venâncio Mondlane tem ganho adeptos junto de activistas sociais e políticos angolanos que, através de fotos e vídeos nas redes mostram a sua solidariedade para com o candidato presidencial Venâncio Mondlane. Muitos dos activistas angolanos que se solidarizam com causa de Venâncio Mondlane, no seu país são críticos da governação do presidente angolano, João Lourenço.
Apesar da Comissão Nacional de Eleições já ter divulgado os resultados das eleições de 9 de Outubro, estes não aceites pela Oposição que alega que os mesmos são resultado de fraude. Os resultados divulgados pela CNE indicam uma clara vitória do partido Frelimo e do seu candidato, Daniel Chapo.
Contudo, os resultados divulgados pela Comissão Nacional de Eleições carecem de promulgação por parte do Conselho Constitucional. Mas não é de esperar grandes alterações nos resultados visto que este órgão é maioritariamente constituido por juízes com ligação ao partido Frelimo.(Moz24h)