Fotos e videos : Sergio Costa
Há registo de vários tiroteios está manhã nas várias ruas
A cidade de Maputo, está a registar tumultos desde o princípio da manhã na sequência dos resultados da centralização nacional divulgados ontem pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) que atribuem vitória ao partido Frelimo e seu cabeça de lista. As instituições públicas e privadas, bem como o comércio e outras actividades estão paralisados e há já relatos de pessoas baleadas pela polícia.
Os manifestantes chegaram a fechar a circulação nalgumas avenidas com barricadas e queimam pneus, enquanto gritam “ladrões fora”, entre outras mensagens. O comércio, instituições públicas e privadas, incluindo escolas estão neste momento encerrados.
A Unidade de Intervenção Rápida (UIR) cercou neste momento a sede da Renamo em Nampula não permitindo que ninguém entre ou saia do edifício.
Refira-se que ainda na província de Maputo após a divulgação de resultados que dão vitória à Frelimo em todas as oito autarquias, registaram-se escaramuças na cidadse, onde registaram-se alguns actos de vandalização de bens públicos e privados, antes de confrontos entre a população e a UIR. (Moz24h)