Politica Sociedade

Em menos de uma semana terroristas voltam a atacar Ravia em Meluco-Cabo Delgado -Actualizado

Por Estacio Valoi

Actualizado ” Antes do ataque as 23h, na tarde do mesmo dia um professor que saiu de Ravia -Meluco de mota a caminho de Montepuez por volta das 15h deparou-se  com um helicóptero militar na estrada que estava a descarregar militares. Depois de ver aquilo, o mesmo  voltou para Ravia – Meluco onde avisou a esposa que não podiam dormir ali. Os helicópteros, dois, estavam circular durante o dia e depois os militares foram posicionar-se no rio Montepuez de onde estavam a disparar Resultados  do ataque, os terroristas mataram uma pessoa a tiro, um senhor que chamam de baixinho.  Saquearam bens e saíram de Meluco as 6h do dia seguinte. Hoje, agora, Muaja, Montepuez cheio de pessoas que vem de Ravia”

Eram cerca das 23h de ontem quando um grupo de terroristas encetou mais um ataque, mas desta vez sobre a localidade de Ravia no distrito de Meluco onde se encontra localizada uma mina de ouro.

“As pessoas, uns fugiram para o mato e outras estão a caminhar outras chegaram a Montepuez, Muaja. Assim estamos a ver se saímos daqui de mota para ir socorrer as pessoas, dar boleia. Nossos familiares alguns estão em Ravia,”

Por enquanto não temos registo dos danos causados quer humanos assim como  infraestruturas.

Ainda segundo fontes ouve confronto entre os terroristas e as forcas locais que tentaram rechaça-los, mas os terroristas acabaram tomando a localidade de Ravia. “Aqueles terroristas vieram de Montepuez, para evitar que as forcas de defesa ou locais fossem la eles fecharam as entradas de via Montepuez, de Muaja, apenas deixaram a entrada de Meluco.”

Apesar dos grupos terroristas desfilaram sua classe por aquelas zonas faz mais de duas semanas no local as pessoas foram pegues de surpresa e presume se que o mesmo nunca tenha saído daquela zona.

“Estes são os mesmos que estavam em Nairoto. A mata aqui ‘e fechada e os terroristas podem permanecer umas duas semanas.” Enfatizou outra fonte

Um dos mais recentes ataques foi na madrugada da última terça-feira, 4 de fevereiro de 2025, no posto administrativo de Nairoto que fica situado a cerca de 107 quilómetros do distrito de Montepuez e é uma região rica em minerais, abrigando a Montepuez Ruby Mining, a maior mineradora de rubis do mundo. (Mz24h)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *