O índice PMI de atividade empresarial moçambicana registou em junho uma melhoria em relação a maio, subindo de 50,5 para 51,3 valores, anunciou o Standard Bank, que conduz o inquérito consultado hoje pela Lusa.
O PMI entra no quinto mês consecutivo em terreno positivo, refletindo “excelentes resultados na captação de novos clientes” em junho que contribuíram para uma “expansão sólida das novas encomendas” e aumento de emprego.
O crescimento da produção atingiu em junho “o nível mais elevado do último ano”, destaca o banco.
“O aumento da atividade foi verificado em cada um dos cinco setores abrangidos pelo inquérito, com destaque para o setor do comércio por grosso e a retalho”, lê-se na análise aos resultados.
O cenário foi positivo apesar de as empresas relatarem “dificuldades de financiamento” para fazer aquisições, tendo este componente do índice descido “pelo terceiro mês consecutivo”.
Num comentário aos resultados, Fáusio Mussá, economista-chefe do Standard Bank Moçambique, prevê que, “caso a inflação continue a abrandar”, o Banco de Moçambique alivie o preço do dinheiro, ou seja, “reduza as suas taxas de referência em, pelo menos, 200 pontos base durante a primeira metade de 2024”.
“Estimamos que a inflação no final de 2023 se fixe em 8,6%, em termos anuais, e em 6,8% no final de 2024”, acrescentou.
A perspetiva “está em linha com as nossas previsões de uma desaceleração temporária no crescimento do PIB este ano, passando dos 4,2% de 2022 para 3,7%, e acelerando para 5,1% em 2024, à medida que o investimento em gás natural liquefeito aumenta”, concluiu.
O Purchasing Managers’ Index (PMI) publicado pelo Standard Bank resulta das respostas de diretores de compras de um painel de cerca de 400 empresas do setor privado.
Valores acima de 50 mostram uma melhoria nas condições das empresas, enquanto valores abaixo revelam uma deterioração. (LUSA