Por Sérgio Raimundo
O meu mano Estacio recebeu, há dias, uma visitinha de três agentes do SERNIC (Serviço Nacional de Investigação Criminal), que o trataram como um perigoso pirata informático. Os agentes, munidos de um mandado judicial, recolheram o seu material de trabalho: telemóveis, computadores e tablets. O material foi apreendido para “efeitos processuais” que ele próprio desconhece…
Os agentes ainda se armaram em professores e disseram ao Estácio para apagar, do seu portal de notícias, uma reportagem de investigação, publicada no ano passado, sobre o contrabando de madeira no Parque Nacional das Quirimbas. Estamos nisto: o tribunal, agora, manda agentes para obrigar um jornalista a pressionar o botão “delete” do computador…
Parece-me que dentro do SERNIC existe um outro SERNIC: o Serviço Nacional de Intimidação e Censura. Um SERNIC treinado e formado para plantar o medo em todos aqueles que fotografam, escrevem e filmam o que os outros tentam esconder.
Assim, em vez de fazer o seu trabalho, o Estácio deve estar a acompanhar os jogos do Mundial, porque o SERNIC, exibindo o cartão vermelho de um mandado judicial, expulsou do campo do escritório todo o seu material de trabalho. E não me resta nada senão desejar, com muita amargura e tristeza, ao meu mano: bom Mundial, mano Estácio. (Moz24h)

Leave feedback about this