Contribuição para Avaliação Provincial gera revolta na Escola Secundária de Cossore, culminando em agressão física e vandalismo
Nampula, 31 de Julho de 2025 — Um episódio de violência escolar marcou esta quinta-feira na Escola Secundária de Cossore, em Nampula, quando um grupo de estudantes agrediu a directora-adjunta pedagógica e vandalizou instalações da instituição, em protesto contra a cobrança de 70 meticais para a realização das Avaliações Provinciais (APs).
Segundo os alunos, após efectuarem o pagamento, esperavam receber exames impressos ou folhas de resposta, mas, no momento da avaliação, os testes foram escritos no quadro pelos professores. A situação desencadeou protestos e agressões, que terminaram com danos no património da escola.
A Polícia da República de Moçambique foi chamada ao local e interveio para repor a ordem. Até ao fecho desta edição, a direcção da escola ainda não havia se pronunciado sobre o incidente.
Casos de cobranças informais em escolas públicas têm gerado polémica em diversas províncias moçambicanas. Muitos encarregados de educação queixam-se de pagamentos extras para avaliações, materiais ou actividades, situação que frequentemente leva a tensões entre estudantes e administrações escolares. Moz24h
