Por CF
Nos últimos dias circulam informações de que contigentes de tropas ruandesas estão a ser transferidas de Cabo de Delgado para a cidade de Maputo para ajudarem a Polícia da República de Moçambique a repremir a onda de manifestações que acontece em protesto aos resultados eleitorais que dão uma vitória esmagadora a Frelimo e ao seu candidato presidencial, Daniel Chapo. O governo ruandês já desmentiu que tenha tropas na capital moçambicana.
A porta-voz do governo ruandês,Yolande Makolo, escreveu neste domingo na rede social X, antigo Twitter, que “ não há tropas ruandesas em Maputo”. Mas uma questão se coloca: devemos acreditar no que a porta-voz do governo do Ruanda diz? Talvez fosse preciso também saber o que diz governo moçambicano.
Mas o governo moçambicano ainda nada disso sobre tais informações que vão circulando de forma mais ruidosa em Maputo. Aliás, parece que neste momento a preocupação maior do govreno moçambicano é tentar que a situação volte ao normal mesmo com a onda de manifestações que tomou o país.
O primeiro-ministro, Adriano Maleiane, apelou este domingo para que as pessoas voltem a trabalhar.
Mesmo apelo foi feito pelo vice-comandante geral da Polícia, Fernando Tsucane, que disse que a Polícia vai garantir segurança as pessoas que voltarem a trabalhar.
Mas sobre a presença de tropas ruandesas em Maputo, o candidato presidencial Venâncio Mondlane disse ter informações do transporte destas de Cabo Delgado para Maputo. Mondlane, também alertou a União Europeia que já financiou as tropas ruandesas para o combate ao terrorismo em Cabo Delgado, do risco de estar a ajudar a repressão dos direitos democráticos em Moçambique.
Mas não é só Venâncio Mondlane que diz haver tropas ruandesas em Maputo. Vários pessoas recorreram as redes sociais para garantirem que tropas ruandesas estavam a ser movimentadas de Pemba para Maputo.Segundo tais fontes, as tropas ruandesas em Maputo irão vestir fardamento da tropas moçambicanas para que seja difícil identificá-las. (Moz24h)