O Secretário de Estado do Comércio, António Grispos, visitou, na manhã de ontem a empresa Corredor Logístico de Maputo , operadora do Terminal Internacional de Mercadorias da Agility, e ficou impressionado com a infra-estrutura e apelou a que todos os intervenientes do ambiente de negócios apoiem esta iniciativa.
Durante a visita, a CLM anunciou planos de expansão, com a construção de novos armazéns numa área de 20 mil metros quadrados, num investimento estimado em 20 milhões de dólares norte-americanos. Para o governante, esta expansão reforça o papel estratégico da infra-estrutura como solução logística essencial para o sucesso dos grandes investimentos e para o fortalecimento do sector empresarial.
António Grispos, recebido por Clávio Macuácua, presidente do conselho directivo e outros membros da direcção, percorreu todas as instalações — desde os armazéns alfandegários e comuns até às áreas operacionais, salas das Alfândegas e dos Despachantes. Demonstrando satisfação com o que viu, felicitou a iniciativa e reafirmou o compromisso do Governo em colaborar com a CLM para impulsionar o crescimento económico nacional.
“O Governo manifesta disponibilidade para colaborar com o Corredor Logístico de Maputo e todos agentes económicos, que terão nestas infra-estruturas o móbil para o sucesso dos seus investimentos e negócios. O Governo procurará sempre buscar parcerias e inovação, com o forte envolvimento do sector empresarial nacional, a fim de incrementar e melhorar a infraestrutura logística do país com vista fomentar o desenvolvimento económico local e regional”, afirmou.
Reconhecendo a importância da CLM para o dinamismo do sector privado, Grispos aproveitou a ocasião para lançar um apelo directo: “Convidamos a nossa classe empresarial para fazer uso desta infra-estrutura e dela obter ganhos económicos e comerciais, importantes para o crescimento económico do País.”
No fim da visita, o Secretário de Estado destacou a liderança jovem e dedicada à frente da CLM, considerando-a um exemplo de visão estratégica. Mencionou ainda a questão da isenção do IVA na aquisição de equipamentos destinados à expansão da infra-estrutura, cujas obras terão início ainda este ano e duração prevista de 11 meses. ( Comunicado)