O embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, destacou que a cooperação triangular com o Japão tem ajudado a melhorar as condições de ensino em Moçambique, sobretudo na Escola Primária de Matibana, localizada na província de Nampula, onde foram entregues seis salas de aula, um centro de incentivo e alguns painéis solares.
“Temos hoje a oportunidade de ter aqui um testemunho vivo, concreto, deste espírito que une Portugal, Moçambique e o Japão em torno de um interesse muito concreto que é o de proporcionar às nossas meninas e meninos uma escola decente e com melhores condições”, afirmou.
O diplomata defendeu a necessidade de serem implementadas iniciativas sérias e profundas para desenvolver o sector da Educação em Moçambique. “Nós acreditamos muito que com a criação deste centro vamos conseguir reforçar a qualidade da aprendizagem e a melhorar as condições em que os alunos estudam, permitindo um acesso à energia eléctrica de fonte renovável, através da instalação de painéis solares”.
Por sua vez, o embaixador do Japão, Keiji Hamada, destacou que foram disponibilizados 92 mil dólares para a construção das salas de aula da Escola de Matibana, sendo este um gesto de amizade para com a população moçambicana.
“Estamos muito satisfeitos por termos conseguido concretizar esta cooperação triangular aqui em Moçambique”, disse.
A Escola Primária de Matibana lecciona turmas da 1.ª à 9.ª classes e, com este apoio, o número de salas e de alunos aumentou. (DE)