Por CF
Moçambique é o país na região austral de África em que os serviços da plataforma de televisão digital DSTV é mais cara. Segundo uma tabela a que a MOZ24H teve acesso num conjunto de seis países da África Austral, Moçambique é o país em que o pacote Premium da referida plataforma televisão digital é mais cara.
A título de exemplo, o referido pacote em Moçambique custa o equivalente a 103 Dólares americanos quando em Angola, o mesmo pacote custa sómente o equivalente a 37 dólares americanos. Angola, o país da Austral que a par de Moçambique tem o português como língua oficial, apresenta o preço mais baixo. Contudo, outros paíse da região austral também apresentam preços pelo referido pacote abaixo do que é praticado em Moçambique. A título de exemplo, na África do Sul o pacote premium da DSTV custa o equivalente a 47 Dólares americanos. O país que segue Moçambique em termos de preço do referido pacote é o Zimbabwe, onde o mesmo custa o equivalente a 75 dólares. Na Namíbia a DSTV cobra o equivalente a 65 dólares americanos pelo pacote Premium. E na Zâmbia o mesmo pacote custa o equivalente 66 dólares americanos.
A DSTV é propriedade de uma empresa sul-africana, a MultiChoice que também é proprietária da plataforma de televisão digital GOTV. Não está claro quais sãos critérios estabelecidos pela Mutichoice para a determinação dos seus preços. Contudo, a MOZ24H promete aprofundar este assunto. (Moz24h)