(Da esq. para a dir.) Simião Mahumana-Representante do GRP; Pedro Muagura – Administrador do PNG; Lourenço Ferreira Bulha – Governador da Província de Sofala; Kimura Hajime – Embaixador do Japão em Moçambique; Dilza Solange – Directora Provincial de Educação; Pedro Mussengue – Administrador do Distrito de Gorongosa; Elisa Langa – Directora de Departamento no PNG.
O Governo da Província de Sofala inaugura salas de aulas da EPC de Nhandar, resultado da parceria entre a Embaixada do Japão em Moçambique e o Parque Nacional da Gorongosa
Segundo comunicado de imprensa recebido pela nossa redacção, o Conselho Executivo da Província de Sofala, representado pelo Governador Lourenço Ferreira Bulha, e o Governo do Japão representado pelo Embaixador em Moçambique Kimura Hajime, inauguraram esta Quarta-feira, dia 29 de Março de 2023, salas de aulas da Escola Primária Completa de Nhandar na Zona de Desenvolvimento Sustentável do Parque Nacional da Gorongosa. Esta reconstrução compreendeu diferentes infraestruturas, nomeadamente 3 salas de aulas, 1 bloco administrativo, 1 furo de água e 2 blocos de latrinas melhoradas.
O objectivo principal deste projecto é a melhoria do processo de Ensino e Aprendizagem das comunidades da zona de Desenvolvimento Sustentável do o PNG e também visa fortalecer os processos de estabilização pós conflito através da educação, proporcionando ferramentas para o progresso.
Este projecto foi implementado pelo PNG e visa melhorar as infraestruturas educativas e as instalações de água e saneamento da Escola de Nhandar, o que por sua vez irá melhorar a qualidade e o acesso a educação das crianças e condições de trabalho melhoradas aos professores.
A Escola Primária de Nhandar, no regulado de Canda, Distrito de Gorongosa, foi reconstruída através do Programa de Assistência a Projectos Comunitários do Governo Japonês, no período de um ano, onde houve um investimento de cerca de 92.000 (noventa e dois mil) Dólares Americanos correspondente a 5.801.775,44 Meticais financiados, pelo Governo do Japão, beneficiando 555 alunos, da primeira à sétima classe.
Durante a cerimónia, o Embaixador Kimura demonstrou a sua satisfação pelo término deste projecto de reconstrução de salas da Escola Primaria de Nhandar que vai trazer melhorias nas condições de ensino e aprendizagem e aconselhou a comunidade escolar daquela comunidade a estudar mais, porque, após ensino primário a Embaixada oferece oportunidades de bolsas de estudo no Japão.
Foto de família: Representantes do Parque Nacional da Gorongosa; Governo da Província de Sofala; Embaixador do Japão em Moçambique; e as raparigas dos clubes da Gorongosa.
Este foi também um momento ímpar em que se lançou a campanha de prevenção e combate a uniões forçadas, que será implementada através do programa Clubes das Raparigas onde se vão desenvolver actividades nas comunidades para se criar mecanismos e comités distritais e comunitários de proteção e salvaguarda das crianças, particularmente para raparigas e mulheres jovens.
No final da cerimónia, o Governador Bulha apelou a ‘que se valorize o esforço do Governo e seus parceiros, cuidando e conservando as infraestruturas escolares, aos pais e encarregados de educação apelamos a matricular os seus filhos ou educando-os para frequentarem as escolas combatendo o absentismo, a desistência e o casamento prematuro’’. (Moz24)