O jornal digital Moz24h denuncia com preocupação a existência de supostos agentes de segurança que tentam intimidar seus jornalistas em Cabo Delgado.
De acordo com fontes credíveis, os referidos agentes teriam procurado informações sobre a localização do escritório, a vida, o percurso e os contactos dos jornalistas do Moz24h, através de várias pessoas, incluindo jornalistas de outros órgãos de informação baseados na cidade de Pemba.
Moz24h tem feito a publicação de uma série de reportagens que abordam temas sensíveis relacionados com a governação local, a segurança e a gestão pública.
As fontes afirmam que, após algumas dessas publicações, alguns desses supostos agentes começaram a solicitar informações sobre os contactos e o paradeiro da delegação do jornal, o que está a ser interpretado como uma tentativa de pressão e possível censura à actividade jornalística.
O Moz24h tem-se destacado pela divulgação de conteúdos de interesse público, entre outros temas de relevância nacional.
A direção do Moz24h considera que estas atitudes configuram sinais de intimidação e censura indireta, apelando às autoridades competentes e às organizações de defesa da liberdade de imprensa para que garantam a segurança dos profissionais de comunicação social e o respeito pelo direito constitucional de informar. ( Moz24h)