Oil & Gás

 MOÇAMBIQUE RENOVA CONCESSÃO DA KENMARE PARA UMA DAS MAIORES MINAS DE TITÂNIO DO MUNDO ATÉ 2044

Governo aprova extensão do Acordo de Implementação da Mina de Moma, em Nampula, após quase dois anos de negociações, inclui aumento de royalties e investimento de 250 milhões.

O Conselho de Ministros aprovou no dia 13 de Outubro a renovação dos direitos e concessões da Kenmare Resources plc para a Mina de Titânio de Moma, em Nampula, até 2044. A notificação oficial à empresa foi entregue a 29 de Outubro e anunciada hoje, 30 de Outubro, em Londres e Dublin, onde a empresa está cotada (LSE:KMR).

É o fim de um braço-de-ferro que durava desde Dezembro de 2024, quando expirou a autorização inicial de 20 anos do Acordo de Implementação.

O QUE MUDA NO NOVO ACORDO

O Acordo de Implementação rege o processamento e exportação feitos pela subsidiária Kenmare Moma Processing (Mauritius) Limited (KMPL). A parte mineira continua sob regime separado.

1. Royalties progressivos: De 1% para 3% entre 2025-2029, depois 4% (2030-2034) e 5% (2035-2044);

2. Investimento obrigatório de 200 milhões de dólares em planta, maquinaria e infraestrutura nos próximos 20 anos, e mais 50 milhões de dólares em responsabilidade social, educação, saúde, estradas, energia, água e apoio a PMEs locais

3. O Governo poderá comprar até 20% da produção anual da KMPL para processamento local, a preço de mercado, com aviso prévio de 2 anos.

4. Garantido o direito de pedir mais 20 anos em 2044, nos termos da lei vigente na altura.

Esta nova resolução interna substitui a de Julho de 2025, que previa revogação da Zona Franca Industrial e aumento acelerado dos royalties, e que levou a Kenmare a ameaçar com arbitragem internacional em Março de 2026.

A Kenmare, que opera em Moçambique desde 2007 e já investiu 875 milhões de dólares, está ainda a negociar o licenciamento para exportar monazite (4.000 toneladas/ano) subproduto com terras raras usado em ímanes.

Falta agora apenas a assinatura do aditamento ao IA entre o Governo e a Kenmare para fechar o processo.
A luta continua 1%! Que negócio ?

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field