O Chairman do Grupo Intelec Holdings, Salimo Abdula, defendeu, recentemente, em Maputo, a adopção do modelo de comunicação de mão dupla no seio das organizações, ressalvando ser esta a verdadeira chave para o alcance do verdadeiro sucesso.
Salimo Abdula foi convidado ao MasterClass Seasons, que este ano abordou a “Liderança na Prática”. Na sua intervenção, vincou que um verdadeiro líder deve, no quadro da sua acção, privilegiar o feedback, precisamente por ser este o melhor método para a direcção de qualquer organização.
O Chairman do Grupo Intelec Holdings sublinhou que uma organização onde o feedback é uma cultura conta com colaboradores altamente motivados, realidade que permite o alcance de elevados índices de produtividade.
“O feedback é crucial para um verdadeiro líder e para as organizações. Um líder que não privilegia o feedback tem tudo para ser um mau gestor. Um líder deve ser capaz de colher todas as sensibilidades e estar à altura de dar uma resposta cabal a cada uma. Não se pode pensar numa organização (empresa) verdadeiramente consolidada e de sucesso, quando a sua comunicação interna é deficiente. Uma comunicação precária entre os principais actores no seio de uma agremiação é caminho para o insucesso”, disse Salimo Abdula.
Para além do Chairman do Grupo Intelec, o evento contou com oradores como Joaquim Chissano, antigo Presidente da República; Daniel David, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Soico; João Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco; e Josina Machel, Activista social.
O antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, disse que os jovens devem, em conjunto, reflectir sobre que Moçambique pretendem construir. Estes, disse o antigo Estadista moçambicano, devem assumir a dianteira e liderar, lembrando, por conseguinte, que esta deve ser uma acção verdadeiramente concertada.
Sobre como ser “um verdadeiro líder”, Joaquim Chissano avançou que o mesmo “emerge” no seio do grupo e é capaz de promover um trabalho conjunto suficientemente capaz de gerar verdadeiras mudanças.
O MasterClass Seasons, uma iniciativa da Executive Academy, empresa pertencente à Executive Sales, é um espaço de debate que conta com especialistas de diversas áreas de saber e visa a transmissão de conhecimentos. A próxima edição do evento está agendada para Fevereiro de 2024.