O órgão explica que a procura de gasolina nos EUA, no final de Dezembro, caiu para o nível mais baixo do ano. As existências no PADD 3 (Administração do Petróleo para os Distritos de Defesa), ao longo da Costa do Golfo, subiram 9,5% em relação ao ano anterior, no final do mês passado, uma vez que as refinarias aumentaram a produção após as interrupções de manutenção no Outono.
Segundo a agência, uma carga de gasolina dos EUA dirigiu-se para a Austrália nesta quarta-feira (10), e deverá ser descarregada em Moçambique nos próximos dias.
O navio STI Madison, fretado pela Atlantic Trading & Marketing da TotalEnergies (TTEF.PA), carregou cerca de 700 mil barris de gasolina da refinaria de Garyville, Louisiana, da Marathon Petroleum (MPC.N), em 15 de Dezembro, e deve descarregar em Sydney, perto do final deste mês, de acordo com o rastreamento de navios da LSEG.
Os embarques de gasolina dos EUA para a Austrália não devem crescer, já que a diferença de preços entre o Leste e o Oeste diminuirão, provavelmente, de acordo com os comerciantes.
A Reuters revela que o embarque da STI Madison marca a primeira carga de gasolina dos EUA para a Austrália em quase três anos, e a primeira da Costa do Golfo dos EUA em mais de quatro anos. A Austrália importa, em grande parte, gasolina da Coreia do Sul, de Singapura e de outros países asiáticos. As restrições ao transporte marítimo através do Canal do Panamá levaram as refinarias da Costa do Golfo a reduzir os preços de exportação, tornando a gasolina dos EUA mais competitiva.
O navio STI Mighty transportou cerca de 170 mil barris de gasolina de Houston para a Beira, em Moçambique, e esperava-se que descarregasse esta semana. Este foi o primeiro carregamento de gasolina para Moçambique em quatro anos. “A gasolina da Costa do Golfo dos EUA está muito barata neste momento”, disse um comerciante de gasolina baseado em Singapura. (DE)