A produção total de carne (bovina, pequenos ruminantes, suína e frangos) em Moçambique registou um crescimento de 4,5% em 2023, passando de 174 mil para 181,7 mil toneladas.
De acordo com um relatório de balanço do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), em termos explicativos, foram produzidas 21,1 mil toneladas de carne bovina, correspondente a um crescimento na ordem dos 5% comparando com o ano de 2022, em que o número se situou nas 20 mil toneladas.
“O crescimento na produção da carne bovina resulta da intensificação na implementação das medidas de controlo do movimento de animais, controlo do roubo de gado e de abates clandestinos, na melhoria do maneio sanitário e reprodutivo e nas feiras de genética melhorada de animais e fomento de gado”, destacou.
No período em análise, a produção de carne de pequenos ruminantes (caprina e ovina) foi de 3926 toneladas, contra 3725 toneladas de 2022, o que representou um crescimento de 5%.
Segundo o documento, no ano passado, a produção de carne de frango também cresceu 4%, passando de 146,6 mil toneladas para 152,7 mil toneladas, processo que foi impulsionado pelo aumento do número de avicultores, expansão dos aviários, combate ao contrabando de frango, aumento da produção e disponibilidade de milho e soja.
O MADER realçou ainda que foram verificados novos investimentos privados em infra-estruturas de abate e processamento de carnes em todo o País.
De um modo geral, o relatório revelou que SADC produz cerca de 4,2 milhões de toneladas de carnes vermelhas, de onde se destaca a África do Sul com uma produção de 1,5 milhões. (DE)