INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 02 de outubro de 2023-Enquanto as instituições responsáveis em prestar esclarecimentos sobre o que estará por detrás do mau funcionamento dos serviços bancários e seus derivados (nomeadamente a Associação Moçambicana dos Bancos -AMB e o Banco de Moçambique-BM), continuam no silêncio, os utentes estes vivem estressados com a situação.
Entretanto, conforme apuramos, o problema começou em abril do presente ano, quando diversas instituições bancarias estabelecidas no mercado moçambicano começaram a migrar os serviços da empresa portuguesa BizFirst, para a norte-americana Euronet Worldwide, como terminou de um processo que começou em dezembro de 2018, quando o “Xerife decidiu assinar um contrato com os companheiros de Washington DC”, para o licenciamento, implementação e manutenção de um sistema informático para pagamentos electrónicos interbancários que está a ser usado pela Sociedade Interbancária de Moçambique (SIMO).
Diante desta mudança, o que vem se assistindo nos últimos dias é uma situação extremamente desgastante para os utentes, havendo cenários que alguns foram descontados valores nas suas contas acima daquilo que pretendiam levantar, como é o caso de Marcos Cumbane, “essas ATMs até debitam dinheiro da conta sem mesmo ser levantado. Isso aconteceu comigo no dia 24 do mês passado quando coloquei meu cartão numa das ATMs do BCI pensando que levantaria dinheiro. Acreditas que até hoje ainda não devolveram o valor. São 15 mil meticais”.
Em entrevista concedida à “Integrity”, Filipe Abílio disse que dirigiu-se “a uma ATM para efectuar um levantamento. Na primeira tentativa não teve resposta satisfatória. Tentou a segunda vez e nada! Portanto, acabou recebendo um alerta de que tinha sido descontado algum valor nas tentativas que fez”. Agastado com a situação, deslocou-se ao balcão onde teve de usar um cheque avulso para conseguir levantar o valor em causa e, por isso, teve de pagar 325 meticais por este serviço, mesmo tratando-se de um problema do banco.
Uma outra situação drástica aconteceu com Manuel Cândido, utente dos bancos BCI e Standard Bank, que tinha um dia para pagar a renda da casa onde morava, sucede que devido aos problemas que se registam nas ATMs acabou por transferir os valores do Standard Bank para o BCI, chegando numa ATM do BCI, coloca o cartão para fazer a transação e o banco informa-lhe que o cartão já estava capturado, porque expirou, mesmo com a validade de abril de 2024 que cartão possuía, sem alternativas teve que se submeter ao cheque avulso.
Contudo, especialistas do sector bancário explicaram-nos que a situação vai prevalecer por algum tempo, até que o novo sistema comece a funcionar devidamente, assim como, termine neste mês, o funcionamento do anterior sistema gerido pela BizFirst. Enquanto isso, os utentes continuaram a viver situações anómalas que variam dos problemas com POS, ATMs, Transferências bancárias, internet banking e outros serviços, havendo alguns utentes que já pensam em processar certos bancos. (O.O.)
Titulo da responsabilidade do Moz24h