A defesa da floresta de Miombo vai ser tema de debate numa conferência internacional a decorrer entre os dias 16 e 17 de Abril em Washington, nos Estados Unidos da América (EUA). O evento organizado pela International Conservation Caucus Foundation (ICCF) e pela Wildlife Conservation Society (WCS), em parceria com o Governo de Moçambique, resulta de uma iniciativa implementada em Agosto de 2022, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante a assinatura da Declaração de Maputo sobre a floresta de Miombo.
“O principal objectivo da conferência é promover o potencial da floresta de Miombo e contribuir para impulsionar os esforços globais para o alcance das metas sobre mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável integrado”, explicou um documento divulgado pelo Semanário Económico.
A Declaração de Maputo sobre a floresta do Miombo, assinada por Moçambique, Angola, Botsuana, Maláui, República Democrática do Congo, República do Congo, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué, estabelece prioridades para a gestão e governação sustentáveis dos recursos naturais dos ecossistemas do Miombo. (DE)