Por CF
No seu Manifesto Eleitoral, Daniel Chapo prometem, “ fazer uma reforma estrutural do sistemaeducacional do País, envolvendo todos os cidadãos por forma a adequá-lp aos desafios actuais e do futuro”. Esta promessa de Daniel Chapo e Do partido Frelimo é algo esperado. A Educação tem sido, sem margem de dúvidas, um dos grandes “calcanhares de Aquiles” do actual governo do Partido Frelimo dirigido por Filipe Nyusi.
O Ministério da Educação e Desenvolvimento Rural sob direcção de Carmelita Namashulua tem protagonizado um verdadeiro desfile de mediocridade e incapacidade com incompetência à mistura. Até hoje fica difícil compreender como a titular da pasta mantém-se ainda no cargo. Já teve muitos motivos para ser demitida ou mesmo para sair pelos próprios pés.
Os gravíssimos erros nos livros escolares e a incapaciadade do Ministério da Educação e Desenvolvimento Rural de os
conseguir fazer chegar aos alunos em tempo útil, são apenas dois exemplos de um Ministério que só sabe dar dores de cabeça a sociedade. O candidato presidencial do partido Frelimo também compromete-se caso seja eleito a “ elaborar uma estratégia de desenvolvimento da educação”.
Na elaboração da referida estratégia, Chapo e a Frelimo prometem “ envolver quadros da educação e outras forças vivas da sociedade, para definir um modelo de consenso, que vincule toda a Nação e não fique sujeito a alterações cíclicas”. Os professores que estão no centro do processo educativo também merecerão atenção de Daniel Chapo e do seu partido em caso de vitória nas eleições de 9 de Outubro.
Para os professores está prometido : “ aprimorar os mecanismos de fitramação e habilitação de professores, em conformidade com as melhores práticas do mundo, a fim de se assegurar uma educação de qualidade e relevante”. Aos professores que nos últimos tempos têm protagonizado em reivindicação de horas extras também é prometido que , “ maior atenção será dedicada á motivação dos professores para cumprirem com zelo e dedicação a sua tarefa”. O Manifesto do Partido Frelimo também promete a contratação de professores onde o rácio aluno-professor é maior.
Aos alunos e estudantes é prometido “ programas que visam o acesso e retenção de alunos, estudantes e formandos no ensino, em particular da rapariga”.Os referidos incluem : distribução gratuita do livro escolar, do uniforme, do lanche escolar, de bicicletas, de kits de higiene, de material desportivo entre outros”. (Moz24h)