Realizou-se, há dias, na Escola Primária Completa (EPC) de Milalene, no distrito da Manhiça, província de Maputo, a “Feira de Agricultura, Saúde, e Nutrição”, promovida pela Counterpart International, numa parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), e com o apoio do BCI. O evento decorreu no contexto da celebração da ‘Semana de Alfabetização’, num modelo de feira e actividades recreativas, promovidas pelos diversos parceiros associados, através do Programa “Nosso Futuro Brilhante”.
Na feira, o BCI proporcionou um dia diferente às crianças, oferecendo brindes e promovendo acções de educação financeira. Na mesma ocasião, para além da exposição de produtos diversos, foram promovidas boas práticas de nutrição, saúde e higiene, no intuito de “contribuirem para o desenvolvimento cognitivo, melhoria do estado de saúde, melhoria das capacidades de desempenho das actividades escolares dos alunos e professores”, conforme mencionou Nuno Plácido, Director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia.
Nuno Plácido reconheceu que “o desenvolvimento de uma nação está assente na qualidade e desenvolvimento humano, exigindo a todos os actores do processo de ensino e aprendizagem, o engajamento nesta nobre tarefa, através de acções que estimulam nas comunidades o gosto de aprender”. O Director Distrital apelou ainda às famílias para “adoptarem as novas e diversificadas formas de confecção dos alimentos aqui demonstradas, de modo a explorar no máximo o seu valor nutritivo e, quiçá, para uma visão de negócio, aos alfabetizadores, daí que, encorajamos a continuarem a trabalhar nesta nobre tarefa, rumo a um Moçambique cada vez melhor.”
O BCI tem prestado o seu poio, no âmbito dos programas levados a cabo nos distritos pela Counterpart International, como foi o caso da feira realizada na EPC Pontia, no distrito de Magude, no quadro dos festejos do dia da criança, no mês de Junho do presente ano. (Comunicado)