Politica

Crise pós-eleitoral: Moçambique com dois diálogos mas sem debate público que envolva a sociedade

O Presidente da República (PR), Daniel Chapo, e Venâncio Mondlane, o segundo candidato mais votado nas eleições de 9 de Outubro de 2024, reuniram-se na noite de 20 de Maio, na Presidência da República, em Maputo, no contexto da crise pós-eleitoral da qual o país procura recuperar-se. É o segundo encontro entre ambos num espaço de dois meses.

 

A composição da sala do encontro de 20 de Maio, bem como os intervenientes, sugere que o país está a ter dois diálogos. Um diálogo entre Daniel Chapo e Venâncio Mondlane e outro diálogo entre os partidos políticos parlamentares e extra-parlamentares, que com a composição da Comissão Técnica passa a ser dirigida por um Secretário de Estado, no caso, Edson Macuácua.

 

Apesar de se notar algum ânimo por parte de alguns segmentos da sociedade devido a criação de um espaço para diálogo com Mondlane, enquanto principal rosto dos protestos contra o regime, continua a faltar um debate público nacional sobre o caminho a seguir depois daquela é, para já, vista como uma das maiores crises pós-eleitorais que alguma vez tivemos como país. A sociedade deve ter voz nas discussões sobre o futuro do país.

 

https://cddmoz.org/wp-content/uploads/2025/05/Crise-pos-eleitoral-Mocambique-com-dois-dialogos-mas-sem-debate-publico-que-envolva-a-sociedade.pdf

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *