A Caetano, representante da marca Renault em Moçambique, ofereceu, na última sexta-feira, em Maputo, 14 de Outubro, um carro “zero km”, de marca Renault Kwid, ao renomado atleta moçambicano de patinagem Donaldo Salvador. A oferta surge em reconhecimento ao empenho e dedicação do atleta na alavancagem desta modalidade desportiva no país.
“A Caetano é pela massificação do desporto em Moçambique, visto tratar-se de uma actividade aglutinadora e sem fronteiras. Com este reconhecimento ao Donaldo Salvador, reafirmamos o nosso compromisso no apoio ao desenvolvimento do desporto nacional, ao mesmo tempo que queremos incentivar a camada juvenil a juntar-se ao desporto, nas mais diversas modalidades, tomando como exemplo a inspiração e resiliência que caracterizam o atleta Donaldo, hoje, uma referência nacional da modalidade de patinagem em linha e que tem estado a elevar a bandeira moçambicana além-fronteiras”, afirmou Salvador Caetano, Presidente do Conselho de Administração da Caetano Moçambique, sobre a acção social da empresa no desporto.
Visivelmente emocionado, Donaldo Salvador agradeceu a oferta e aproveitou a ocasião para convidar mais jovens à prática da patinagem. “É sempre satisfatório e, acima de tudo, inspirador, quando recebemos algum reconhecimento sobre algo que fazemos por amor. A oferta da Caetano significa que a patinagem não é uma modalidade esquecida em Moçambique, por isso, quero aproveitar esta ocasião para apelar aos jovens a que se afirmem no desporto, não só na patinagem”, disse o atleta.
Recentemente, em Setembro último, o patinador Donaldo Salvador fez flutuar a bandeira moçambicana na Alemanha, ao representar o país na Maratona de Berlim, em corrida de patins em linha. Trata-se da terceira vez que o atleta participa nesta que é a maior maratona do mundo de patinagem em linha.
E, em Maio do presente ano, a Caetano juntou-se à Maratona da Unidade, que decorreu de 01 de Maio a 25 de Junho, na qual Donaldo Salvador percorreu o país, de norte a sul, de patins, em celebração dos 47 anos da Independência Nacional.
Num percurso de cerca de 4.000 km, a comitiva de Donaldo Salvador foi acompanhada por uma viatura Renault KIGER, disponibilizada pela Caetano, para o suporte logístico durante o longo e sinuoso percurso do atleta. A maratona tinha em vista a difusão de mensagens de paz e reforço da unidade nacional no seio da sociedade moçambicana. Para o efeito, o atleta realizou, durante a longa viagem, palestras nas escolas, entre outros locais, para divulgar a modalidade e motivar a classe juvenil para a prática desportiva e observância de hábitos de vida saudável.
Para além da grande maratona realizada este ano, no percurso Pemba-Maputo, no ano passado, o atleta saiu de Quelimane, na província da Zambézia, para a cidade de Maputo, num percurso de cerca de 1.640 km, transmitindo mensagens de paz e consciencialização sobre as várias doenças que afligem a sociedade moçambicana.
Ainda em 2021, Donaldo Salvador participou na maior maratona do mundo em Berlim, competição em que participara, pela primeira vez, em Outubro de 2019, além da participação em diferentes provas nacionais, onde sempre busca inspirar os jovens a abraçarem o desporto. (Moz24)