O piloto moçambicano Paulo Oliveira anunciou hoje, em conferência de imprensa, a sua participação na mais antiga e prestigiada competição mundial do desporto motorizado, o Rally Dakar. Paulo Oliveira é o primeiro moçambicano a participar no Rally Dakar, sendo esta a terceira vez que fará parte desta importante competição.
No Rally Dakar 2023 (45ª edição), Paulo Oliveira (piloto) e Miguel Alberty (co-piloto) alcançaram o feito inédito de concluir as 14 etapas da prova. A dupla, que participou na prova de todo-o-terreno ao volante de um SSV (Side by Side Vehicle), ficou entre os 100 primeiros lugares da prova, conhecida pelo seu elevadíssimo grau de dificuldade. No total, foram 15 dias de prova, num percurso de 8.549 km (Jeddah a Dammam).
“É com enorme orgulho que anuncio, mais uma vez, a minha participação no Rally Dakar. A cada ano, acrescem-se novos desafios, aos quais vou dedicar todo o meu esforço e empenho, sempre com o objectivo de conseguir uma classificação cada vez melhor. É um orgulho poder levar o nome de Moçambique além-fronteiras e colocar o nosso país na elite do desporto motorizado”, afirmou Paulo Oliveira, piloto do Automóvel Touring Clube de Moçambique.
Em 2021, refira-se, Paulo Oliveira representou Moçambique no Campeonato do Mundo de Bajas todo-o-terreno, onde alcançou a 3ª posição na sua classe.
Para Francisco da Conceição, Director Nacional do Desporto de Alto Rendimento, a participação nesta prova espelha o verdadeiro sentido de entrega e cometimento. E deixou a garantia de que o Executivo vai continuar a apoiar iniciativas do género.
“Paulo Oliveira é um exemplo de resistência. É um exemplo de resiliência e de superação, porque participar numa prova como o Rally Dakar é para que tem capacidade de resistência. E nós, como Governo, vamos continuar a apoiar iniciativas como estas”, anotou.
Por seu turno, Dércio Costa, representante dos parceiros, disse que “é um orgulho fazer parte deste projecto, que eleva o nome de Moçambique além-fronteiras. O Rally Dakar afigura-se como uma plataforma para elevar as marcas moçambicanas”.
A 46ª edição do Rally Dakar vai decorrer de 05 a 19 de Janeiro de 2024, na Arábia Saudita. A competição terá início na cidade milenar de AIUIa e atravessará o país, para terminar em Yanbu, às margens do Mar Vermelho. É a quinta vez que a Arábia Saudita acolhe esta reputada competição.
Tal como nas edições anteriores, a prova contará com trajectos verdadeiramente desafiantes, num percurso que terá uma distância equivalente a 5.000 quilómetros de etapas especiais, com 65% de troços novos. Mais informações sobre a competição aqui. (Moz24h)