Por Quinton Nicuete
Nos últimos cinco anos, a província de Cabo Delgado perdeu 2.323 salas de aula em consequência dos ataques terroristas e da passagem de ciclones, segundo informações avançadas pelas autoridades provinciais.
Grande parte dessa destruição foi provocada pelo ciclone Kenneth, que deixou várias regiões da província parcialmente em ruínas. Além disso, o terrorismo continua a forçar o encerramento de diversas escolas, agravando ainda mais a situação do setor da Educação.
De acordo com o diretor provincial de Educação, Ivaldo Quincardente, muitas das infraestruturas afetadas ainda não foram reconstruídas devido à falta de fundos. O responsável falava à imprensa nesta quarta-feira, 21 de maio, após um encontro com parceiros de cooperação do setor da Educação, realizado em Pemba.

“O impacto combinado do terrorismo e dos desastres naturais tem comprometido gravemente o funcionamento das nossas escolas. Precisamos do apoio contínuo dos nossos parceiros para garantir o direito à educação das nossas crianças”, afirmou Quincardente.
Com o objetivo de acelerar o processo de reconstrução da rede escolar, o governo provincial tem desenvolvido campanhas de mobilização de apoios junto dos parceiros de cooperação, visando retomar as aulas nas zonas mais afetadas o mais brevemente possível. (Moz24h)