A Mediateca do Banco Comercial e de Investimentos (BCI), na Ilha de Moçambique em Nampula, realizou, há dias, uma roda de leitura com alunos da 6ª Classe da Escola Primária Completa 25 de Junho e com os meninos da Associação HeartSeed. A iniciativa teve como intuito estimular a linguagem oral, a capacidade criativa e a reflexão dos alunos, por meio da leitura e interpretação de textos.
O evento teve como moderador o professor José Mandenga Filipe, que orientou os participantes sobre a importância das práticas adequadas no acto de ler, além de destacar o papel crucial da interpretação na compreensão do conteúdo. José Filipe sublinhou os benefícios de estimular a leitura desde a infância, afirmando que “as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão”, habilidades essenciais para o seu sucesso no processo de formação e no crescimento pessoal.
“A roda de leitura é uma prática que proporciona inúmeros benefícios quando estimulada desde a infância, pois os impactos positivos podem ser muito maiores. As crianças participantes têm a oportunidade de desenvolver competências que vão para além da sala de aula”, explicou o moderador, que deu, igualmente, uma nota positiva à interacção entre os alunos e o seu engajamento, na oficina realizada.
Numa sessão em que houve momentos culturais, como a declamação de poesia e dinâmicas infantis, o professor Filipe aproveitou ocasião para deixar uma mensagem de encorajamento aos encarregados de educação, a quem apelou para incentivarem os filhos a serem “criativos e participativos nas actividades de leitura e interpretação, pois isso contribui significativamente para o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas e emocionais.”
Para o Presidente da Comissão Executiva (PCE) do BCI, Francisco Costa, este evento reflecte o compromisso contínuo do BCI em apoiar iniciativas que promovam bons hábitos e acções que agregam valor em áreas essenciais como educação, cultura, saúde, entre outras, em prol do desenvolvimento sustentável das comunidades. A roda de leitura é mais um exemplo de como o Banco contribui para o desenvolvimento integral da criança, em particular, com foco na promoção de competências intelectuais e no fortalecimento da sua formação desde a infância.