Por Quinton Nicuete
O partido ANAMOLA denunciou esta terça-feira um novo episódio de intolerância política no distrito de Angónia, província de Tete, onde três dos seus membros terão sido brutalmente agredidos por militantes da FRELIMO. O caso foi divulgado pelo político Venâncio Mondlane através da sua página oficial no Facebook.
Segundo a publicação, as agressões ocorreram sob o olhar passivo de agentes do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), que não terão intervindo para travar a violência. De acordo com o partido, as vítimas foram posteriormente recusadas no hospital distrital, o que as obrigou a procurar tratamento médico no vizinho Malawi.
A ANAMOLA considera o incidente “uma vergonha para o país” e “uma afronta ao Estado de Direito”, exigindo uma investigação rigorosa e a responsabilização dos autores das agressões, bem como das instituições que, segundo o partido, agiram de forma cúmplice.
O caso soma-se a outras denúncias recentes de repressão política reportadas por partidos da oposição em várias províncias, num momento em que o ambiente político nacional se encontra tenso com vista às próximas eleições autárquicas. (Moz24h)
