O vogal da Comissão Provincial de Eleições (CPE), em Gaza, em representação da Renamo, Mouzinho Gama, acusou, esta segunda-feira, o chefe da repartição do secretariado daquela instituição, Francisco Banze, de ter congelado o processo de credenciação do CIP.
Cabo Delgado com dificuldades de realizar recenseamento
No distrito de Chiúre, por exemplo, o recenseamento é apenas realizado no perímetro da vila municipal. Nenhum posto administrativo tem equipa de recenseamento operacional. Oficialmente alega-se falta de transporte mas, o principal motivo é a insegurança e a intransitabilidade das vias.
Cobranças ilícitas em Ngaúma
Os nossos correspondentes em Ngaúma reportam a existência de esquemas de cobrança de dinheiro para o registo dos eleitores.
Secretários da Frelimo fiscalizam recenseamento sem credenciais do STAE
Os secretários dos bairros, em particular da vila sede de Nacala-à-Velha, estão a fiscalizar o processo de recenseamento eleitoral sem autorização do STAE.
Membros da Renamo paralisam recenseamento em Mogincual
Hoje, segunda-feira, pelas 9 horas, o recenseamento eleitoral no posto instalado na EPC de Nantaputa (Namaise), no distrito de Mogincual, ficou paralisado devido a uma agitação protagonizada por membros da Renamo, que alegavam que o supervisor teria mandado voltar alguns eleitores provenientes do bairro vizinho.
Há priorização de funcionários públicos em Chemba e Muanza
O fiscal do Movimento Democrático de Moçambique ( MDM) queixa -se de não se cumprir com as filas e que os brigadistas estão a priorizar funcionários públicos, alegadamente membros do partido FRELIMO, em Chemba.
https://www.cipeleicoes.org/wp-content/uploads/2024/03/Boletim-das-eleicoes-225.pdf