A República do Mali anunciou hoje que, “após uma análise minuciosa desta importante questão (do Saha), que tem impacto na paz e segurança sub-regionais, a República do Mali decidiu retirar o seu reconhecimento da ‘’República Árabe Democrática Saharawi’’. Esta posição foi expressa num comunicado emitido pelo governo maliano e entregue pelo Sr. Abdoulaye Diop, Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da República do Mali, após o seu encontro com o seu homólogo marroquino.
Nasser Bourita, Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, está de visita a Bamako em missão do Rei Mohammed VI. Na mesma declaração, o Mali “apoia o plano de autonomia proposto por Marrocos como a única base séria e credível para a resolução deste diferendo e considera a autonomia genuína sob a soberania marroquina como a solução mais realista”.
O Mali manifesta ainda “o seu apoio aos esforços das Nações Unidas e do Enviado Pessoal do Secretário-Geral, bem como às resoluções do Conselho de Segurança, em particular a resolução 2797 (2025), adoptada em 31 de outubro de 2025”, prossegue o documento. O ministro maliano afirmou ainda que esta decisão será comunicada às organizações regionais e internacionais de que o Mali é membro, bem como ao corpo diplomático acreditado em Bamako. ( MAP/Moz 24 H )
Internacional
Sahara: Mali anuncia retirada do reconhecimento da autoproclamada “RASD”
- by Redação
- 10 de abril de 2026
- 0 Comments
- 1 minute read
- 111 Views
- 6 dias ago
Mais Noticias
Internacional, Sociedade
Em Maputo: Primeiras-damas africanas debatem igualdade de género no
18 de janeiro de 2024
Internacional, Investigação
New ZAM Transnational Investigation in African Countries
17 de outubro de 2023

Leave feedback about this