Comunicado-No âmbito das celebrações dos 25 anos da Resolução 1325 sob o lema: “Quando as Mulheres Lideram, a Paz Acontece”, a ONU Mulheres e seus parceiros (CESC, OPHENTA, IESE, LEMUSICA, GAMPIS, HIKONE e H2N) organizam a Feira Internacional de Partilha de Conhecimento sobre Mulheres, Paz e Segurança, com o objectivo de destacar as boas práticas e lições aprendidas na implementação do projecto “Promovendo a participação e liderança das mulheres e raparigas nos processo de paz, segurança e recuperação em Moçambique”. A feira visa ainda promover a troca de experiências e a discussão de estratégias para consolidar os avanços alcançados.
Financiado pelo Governo do Reino da Noruega e implementado pela ONU Mulheres em parceria com o Ministério do Trabalho, Género e Acção Social e as organizações acima mencionadas, o projecto alcançou resultados significativos ao promover a participação activa das mulheres na construção da paz, segurança e no desenvolvimento sustentável. Entre os principais avanços, destacam-se:
✔️ Mais de 12.000 pessoas (11.025 mulheres e raparigas e 1.473 homens e rapazes) foram directamente impactadas pelas diferentes intervenções; ✔️ 5,6 milhões de pessoas foram abrangidas pelas campanhas de sensibilização desenvolvidas por 555 mulheres do movimento de mulheres a nível nacional sobre a participação e influência das mulheres nas eleições de 2024; ✔️ Cerca de 8.000 pessoas, incluindo 6.345 mulheres e raparigas, foram alcançadas através de campanhas locais porta-a-porta, diálogos comunitários e sessões de formação conduzidas por uma rede de 240 mulheres ‘sentinelas da paz’ e 17 ‘campeões da paz’ criada e treinada pelo projecto, contribuindo para a construção da paz a nível local; ✔️ Cerca de 2.600 mulheres foram abrangidas através da criação de 55 ‘espaços seguros amigos das mulheres’, que funcionam como refúgios seguros onde as mulheres podem encontrar assistência, trocar experiências e aceder a serviços, recursos e informações essenciais; ✔️ 1.020 mulheres e raparigas receberam formação em áreas profissionais, como avicultura, horticultura, construção civil, apicultura e culinária, sendo que 80% conseguiram estágios em empresas locais; ✔️ 6.365 mulheres afectadas por concflitos tiveram acesso a programas de literacia financeira e grupos de poupança comunitária, fortalecendo a sua autonomia económica. ✔️ 6.365 mulheres e raparigas conseguiram poupar 1.750.815,00 Meticais, de Março a Novembro de 2024, através dos grupos de poupança. Cada mulher poupava, em média, de 72,8 Meticais por semana.
A Feira também coincide com os 30 anos da Declaração de Beijing, que destaca a protecção das mulheres e raparigas, o empoderamento económico e o envolvimento das mulheres na paz e segurança como parte das suas seis áreas prioritárias. A Feira reforça o compromisso em promover a responsabilização pela agenda das mulheres, paz e segurança e pela acção humanitária com perspectiva de género. Esse compromisso traduz-se na adopção de planos de acção nacionais totalmente financiados e no apoio a organizações locais de mulheres que lideram respostas a crises e conflitos.
O evento reunirá representantes do Governo, agências da ONU, parceiros de cooperação, organizações da sociedade civil e mulheres beneficiárias do projecto.