Vinte e duas pessoas foram ouvidas ontem, segunda-feira, 11 de Novembro, na Secção de Instrução Criminal (SIC) do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM). Trata-se de pessoas detidas na manifestação de 7 de Novembro. No grupo estava um menor de 15 anos. Parte dos detidos não estava na manifestação.
Os 22 enfrentam a acusação de vandalismo e pilhagem de bens em lojas, supermercados e nas instalações do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD). Na impossibilidade de chegar aos autores do vandalismo e saque de bens, a Polícia está a promover uma campanha de detenções arbitrárias, com des- taque para jovens, para os associar a tais actos.
Essa campanha começou no próprio dia 7 de Novembro, mas continua. No caso dos 22, após a de- tenção, foram conduzidos até à 6a Esquadra, onde a Polícia começou a montar provas para os incriminar. No local, a Polícia perfilou os jovens e os fotografou com os bens que ela mesma andou a re- colher nos supermercados e lojas para sustentar a sua acusação.
Há imagens de vídeo que mostram uma viatura de marca Mahindra, cor branca, a descarregar bens na 6a. Esquadra. São esses bens que a Polícia está a usar como prova para incriminar os jovens.