Politica

PCA do IGEPE está há cerca de um ano fora do mandato

A Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), Ana Senda Coanai, encontra-se em exercício há aproximadamente um ano após o término do seu segundo mandato. Nomeada inicialmente em 15 de dezembro de 2015 pelo antigo Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, para um mandato de quatro anos, Ana Coanai foi reconduzida em 2020 para um segundo ciclo, que terminou no final de 2024, coincidindo com o último mandato do Chefe de Estado.

De acordo com o Estatuto Orgânico do IGEPE, os mandatos têm a duração de quatro anos e podem ser renovados. A legislação prevê ainda que os membros cessantes permaneçam em funções até à nomeação e posse dos novos membros. Com o fim do segundo mandato em dezembro de 2024, Ana Coanai continua no cargo, aguardando a decisão do Conselho de Ministros.

A decisão sobre a liderança do IGEPE para o próximo ciclo cabe ao Governo de Daniel Chapo, num momento em que eventuais mudanças poderão sinalizar novas orientações para a gestão do sector empresarial do Estado, bem como a reconfiguração dos interesses da nova elite dirigente do partido Frelimo, que transformaram as empresas do sector empresarial do Estado numa vaca leiteira. ( CDD)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *