O prêmio bianual atribuído a jornalistas fora da Suécia foi atribuído com a decisão do comitê da cidade de Örebro, na Suécia, ligado à filial de Örebro da SJF, a Associação Sueca de Jornalistas.
O “Pen2Pen Örebro – Prêmio Liberdade de Expressão” foi criado para apoiar jornalistas que se opuseram por causa de seu trabalho, às vezes até ameaçados, e ainda continuam lutando pela liberdade de expressão.
“Em nome da comissão Pen2Pen, tenho agora o imenso prazer de anunciar que o senhor Estacio Valoi é um dos vencedores 2023.”
Este ano o premio foi atribuído a dois jornalistas ambos activos em África. O premio tem como base a motivação do prêmio ao Sr. Estácio Valoi:
“Com coragem, força e perseverança, nosso destinatário vem retratando há vários anos a exploração predatória de seu país, em tantas partes do ambiente. Ele se aproxima, conhece as pessoas afetadas, vê com seus próprios olhos e coleta muitos fatos. Apesar de ser parado pelos militares e preso, ele continua. Ele evita escavadeiras e metralhadoras para poder contar ao mundo exterior o que está acontecendo. O jornalismo em palavras, imagens, rádio e televisão é sua própria arma. Entendemos que este e-mail sobre um prêmio da Suécia é uma surpresa.”
Tivemos nossa reunião anual com os jornalistas da Associação de Imprensa do Condado de Örebro. Na reunião, anunciamos que vocês e mais um jornalista na África são os destinatários de nossa recompensa para 2023. Foi recebido com um caloroso aplauso. Sua colega que também recebe o prêmio é Flore Kayala, jornalista do Congo-Kinshasa RDC, especializada em questões ambientais.
O compromisso do Pen2Pen sueco é defender a liberdade de expressão. Nossa tarefa se baseia na premissa de que a palavra escrita não deve conhecer fronteiras, nem políticas, nem nacionais, nem religiosas.
O Pen2Pen apoia escritores presos ou perseguidos. Destacamos sua situação em cartas a representantes do governo. Entramos em contato com tomadores de decisão e nos envolvemos em campanhas públicas. Em debates, palestras, eventos e treinamento de professores, disseminamos conhecimento e engajamento em prol da liberdade de expressão. .
Hoje, a Pen2Pen, o prêmio de uma caneta para a outra
“Ideologia e objetivos da organização nacional Pen2Pen sueca, devemos sempre proteger a liberdade de expressão e a mídia livre, e é com esse espírito que concedemos nosso prêmio. Nós naturalmente apoiamos o grande PEN nacional sueco. Mas nós, jornalistas da pequena cidade de Örebro, estamos muito orgulhosos de poder dar regularmente nosso próprio prêmio a jornalistas de outros países, a jornalistas que lutam pela liberdade de expressão. Esta foi uma decisão que nossos colegas do Condado de Örebro tomaram na década de 1960, que continuamos com orgulho e alegria.” (Moz24h)