Comunicado de Imprensa –A Ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Maria Malmer Stenergard, e a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria Manuela dos Santos Lucas, assinaram um memorando de entendimento sobre consultas políticas no dia 3 de Outubro, em Victoria Falls, Zimbabué.
Este acordo representa um marco significativo na hístoria de Suécia e Moçambique, que este ano celebra 50 anos de relações diplomáticas, e uma amizade que dura há mais tempo. O memorando visa aprofundar o diálogo político e promover a colaboração em sectores estratégicos como a energia e a transformação digital, para o benefício dos dois países.
Segundo o Embaixador da Suécia em Moçambique, Andrés Jato, “esta assinatura constitui um passo importante no aprofundamento do diálogo político entre os nossos países. Este memorando permitirá também delinear estratégias de cooperação nas áreas da construção da paz, ambiente/clima e energia. A estratégia de transição energética de Moçambique está alinhada com a experiência sueca e com o envolvimento de longa data da Suécia neste sector, ao longo dos últimos 50 anos. As perspectivas de colaboração contínua são promissoras, e as empresas suecas estão preparadas para apoiar futuras iniciativas energéticas em Moçambique.”