Sem categoria Sociedade

Fechamento do espaço cívico!

Foto : Facebook

Por Estacio Valoi

Estiveram ontem no Estado Nacional do Zimpeto elementos da policia Moçambicana desde das operações, educadores, chefes de sectores e estagiários, policia, militares  armados até aos dentes como se fossem a uma guerra.

Tratava-se apenas de um jogo de futebol entre as seleções de Moçambique e do Senegal para tamanho aparato de segurança.

 

Foto : Facebook/ Contigente policial e militares

 

‘A União Europeia ajuda a treinar forças de segurança de Moçambique para que as possa usar em Cabo Delgado, mas o Governo usa para violentar o próprio POVO onde as Forças Armadas de Defesa de Moçambique são uma unidade de repressão política que mais viola do que protege os direitos humanos, a mando do Governo da FRELIMO.’

Foto : Facebook/ Contigente policial e militares

 Luís Nhachote na sua pagina do Twitter  ‘O estado de Moçambique enfrenta uma insurgência violenta no norte de Cabo Delgado com o apoio de Parte dos meios de luta contra os terroristas estão sendo usados ​​para espalhar medo nos apoiadores do falecido rapper #Asagaia. É inacreditável, mas é verdade. Deus nos salve 🙏”

Do extrato de uma entrevista com o Activista social Nigeriano Nnimmo Bassey da HOMEF  o sistema esta contra o seu povo e usa a violência como forma de repressão.

“E para mudar este cenário de impunidade ‘só será possível quando as pessoas estiverem unidas. Quando os nossos povos se erguerem os políticos vão perceber que estão no poder porque nós assim os permitimos que ali estejam. Quando o sistema esta contra o seu povo sempre procuram formas de reprimir, oprimir, pessoas deslocadas, e a criminalização vai continuando sistematicamente.”

‘Estão quase acima da lei então a maioria dos governos usam os nossos exércitos, reprimem o nosso povo e em geral destroem o meio ambiente sem qualquer sentido de responsabilidade, então temos o espaço da sociedade civil ou cívico não apenas sendo afunilado pelo tipo de leis que temos mas pelo tipo de ação  das autoridades. Isto é realmente.

E a tentativa de encolhimento do espaço cívico  vai se agudizando como foi visto ontem no Estádio Nacional do Zimpeto em Moçambique

Foto : Facebook/  Militares

O encolhimento do espaço cívico criam restrições na capacidade de trabalhar das organizações da sociedade civil, apesar dessas liberdades estarem previstas na constituição enfatiza  Fanito Salatiel, Advogado e activista humanitário.

“Em Moçambique nós temos em termos de hierarquia a Constituição da Republica, que é a Lei Mae e todas as leis subordinam-se a ela . e mesmo a nível da constituição a uma serie de preceitos a este nível que legitimam uma serie de prorrogativas onde uma das quais é essa liberdade de se associarem  os moçambicanos enfim de puderem se organizar e defender portanto interesses dessas organizações , esse é o limite constitucional , esta abertura legal.(Moz24h)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *