Comunicado de Imprensa
ONU Mulheres e Governo de Moçambique lançam o projecto “Ela Lidera a Paz”, com apoio da Noruega, para reforçar a liderança das mulheres na paz e segurança
Local: Maputo, Hotel Polana, Salão Nobre
Data: 31 de Outubro de 2025
Horário: 08h30 – 13h00
Maputo, 31 de Outubro de 2025 – No âmbito das comemorações dos 25 anos da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Mulheres, Paz e Segurança, a ONU Mulheres, em parceria com o Governo de Moçambique, através do Ministério do Trabalho, Género e Acção Social, e com o apoio do Governo do Reino da Noruega, realiza amanhã, 31 de Outubro, a cerimónia oficial de lançamento do projecto “Ela Lidera a Paz: Consolidação da Participação e Liderança Significativa de Mulheres e Raparigas na Paz, Segurança e Recuperação em Moçambique (2025–2027)”.
A cerimónia de lançamento será realizada em formato híbrido, permitindo uma ampla participação nacional com representantes de todas as províncias do país. O evento contará com a presença de Sua Excelência, Ministra do Trabalho, Género e Acção Social, Sra. Ivete Ângela dos Anjos Ferrão Alane, Representante da Embaixada da Noruega, e reunirá um leque diversificado de actores-chave, incluindo organizações da sociedade civil sobre organizações e redes de mulheres e jovens, agências das Nações Unidas, parceiros de cooperação, instituições académicas, sector privado e órgãos de comunicação social, refletindo o compromisso colectivo com a promoção da paz inclusiva e da liderança transformadora das mulheres em Moçambique.
A iniciativa visa fortalecer a liderança e participação significativa de mulheres e raparigas nos processos de paz, segurança e recuperação, com foco em 14 distritos das províncias de Cabo Delgado, Nampula, Manica e Sofala. O projecto prevê beneficiar diretamente 11.000 mulheres e raparigas afectadas por conflitos, bem como 1.000 representantes de organizações lideradas por mulheres, alcançando um total de 71.000 pessoas.
Durante a cerimónia, serão apresentados os resultados da implementação da agenda sobre sobre Mulheres, Paz e Segurança pela ONU Mulheres, bem como os objectivos e os resultados esperados na nova fase. O evento incluirá ainda um podcast ao vivo intitulado “PazCast: 1325, 25 Anos Depois”, promovendo um diálogo interativo sobre os avanços ,desafios, Boas prácticas e licções da implementação da agenda Mulheres, Paz e Segurança em Moçambique.
O lançamento do projecto “Ela Lidera a Paz” representa um marco estratégico de renovação do compromisso nacional da agenda no País contribuindo para a implementação da segunda geração do Plano Nacional de Acção sobre Mulheres, Paz e Segurança, e reforça o compromissode Moçambique com a Plataforma de Acção de Beijing e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular os relacionados com igualdade de género, paz, justiça e instituições eficazes.
