O jornalista e escritor moçambicano, Bento Baloi, vai lançar na cidade de Maputo, esta quinta-feira, dia 27 de Fevereiro, pelas 17 horas, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, o seu mais recente romance intitulado “Chave de Areia” .
No livro “Chave de Areia”, publicado sob chancela da Índico Editores, o autor ficciona a história do seu país, Moçambique, fazendo alusão a alguns momentos que palmilham a história, tal é o caso dos factos que levaram ao fatídico acidente aéreo que tirou a vida de Samora Machel em Mbuzini. Apesar de ser uma obra ficcional, o autor adverte que há também grandes partículas de verdade decorrentes de factos históricos e pessoas reais.
Para Bento Baloi, muitos moçambicanos não sabem o que existe sobre os factos inerentes à queda do Tupolov-134 em que seguia o primeiro Presidente da República, Samora Machel, quando regressava da Zâmbia. Também por isso, o escritor entregou-se à pesquisa, de modo a compreender factos essenciais à ficção. “A parte mais difícil foi reconstituir os factos que levaram à queda do avião. Esse foi o trabalho intenso de pesquisa, de leitura e de conversas com pessoas”.
A obra será apresentada pela professora de literatura moçambicana e pesquisadora do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Teresa Manjate.