Está desaparecido desde o dia 25 de Dezembro de 2024 um agente do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) de nome Dick Manhiça que se encontrava preso na Cadeia de Máxima Segurança, vulgo BO. 25 de Dezembro é o dia em que houve uma suposta evasão na BO e na Cadeia Central de Maputo, ambas localizadas na província de Maputo.
Dick Manhiça estava privado de liber- dade desde 2021, enfrentando acusações de envolvimento nos crimes de rapto e posse de armas proibidas. O referido agente nunca foi julgado. A família está desesperada, pois não sabe se o seu parente está vivo ou não, principalmente depois da chacina de 104 reclusos nos dois estabelecimentos prisionais.
https://cddmoz.org/wp-content/uploads/2025/01/Agente-do-SERNIC-preso-supostamente-por-envolvimento-no-crime-de-raptos-desaparecido-desde-o-dia-da-alegada-evasao-de-reclusos-na-BO-e-Cadeia-Central-de-Maputo.pdf