Especialistas nacionais, regionais e globais reúnem-se dias no 26 e 27 de Abril próximo no Centro de Conferências Joaquim Chissano em Maputo para a realização da 9ª Conferência e Exposição de Minas e Energia de Moçambique (MMEC 2023).
Realizada sob o Alto Patronato de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, a Conferência e exposição estratégica de alto nível, com a duração de dois dias, subordinada ao tema “Utilização dos Recursos Naturais de Moçambique para o Desenvolvimento Económico Transformacional e Sustentável”.
O evento é organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia através da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) em parceria com a AME Moçambique e a AME Trade UK.
Prevê-se a participação de mais de 300 peritos e profissionais da indústria de alto nível de mais de 25 países, para trabalhar em rede e explorar oportunidades de negócios e investimento nestes sectores críticos da economia moçambicana. Até à data, os patrocinadores e expositores anunciados incluem: Sasol, ROMPCO, Bureau veritas, Standard bank, Vulcan Moçambique, Jindal África e CGA
Segundo o comunicado da MMCE, a propósito do evento, S. Excia o Ministro dos Recursos Minerais e Energia da República de Moçambique, Carlos Zacarias, comentou recentemente “Somos actualmente um país exportador de GNL e estamos em vias de aumentar a sua utilização doméstica para a industrialização nacional, bem como para a produção de energia, além disso, há um aumento do interesse na exploração de minerais de transição energética, tais como grafite, lítio e outros… acreditamos firmemente que os recursos minerais e o sector energético oferecem uma oportunidade única para acelerar o desenvolvimento económico nacional, regional e mundial, e é por isso que, neste evento, contamos com a presença de todos vós”.
Nas palavras de Daud Jamal, representante da AME Moçambique, a instituição acredita no apoio às empresas locais e na criação de um campo de acção uniforme no sector. “Através da MMEC, não só promovemos o investimento e o desenvolvimento económico, mas também contribuímos para a economia local, criando empregos e apoiando vários fornecedores. Orgulhamo-nos de fazer parte do evento mais antigo em Moçambique e reiteramos os nossos esforços no sentido de conduzir uma mudança positiva”.
Entre os participantes confirmados até à hora da nossa publicação incluem-se: Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique , Hon. Carlos Zacarias, Ministro dos Recursos Minerais e Energia, República de Moçambique, Dr. Estêvão Tomás Rafael Pale, Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Mohamed Hamel, Secretário-Geral, Fórum dos Países Exportadores de Gás (GECF), Ovídio Rodolfo, Vice Presidente e Gestor Nacional, Sasol, Moçambique, Sanjeev Gupta, Directora Geral, Vulcan Moçambique, Sean Gilbertson, CEO, GemFields, Motlokwe Sebake, Director Geral de Serviços Comerciais e Corporativos, Empresa de Oleodutos da República de Moçambique (ROMPCO), Gareth Clifton, Gestor de Moçambique, Kenmare Resources- Parshant Kumar Goyal, CEO, JSPL Mozambique Minerais Lda , Olga Utchavo Madeira, Directora de Energias Renováveis, EDM, Nilton Trindade, Administrador Executivo, Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), Cláudio Francisco António Dambe, Director de Electrificação e Projectos (DEP), EDM
Nesta conferencia também estarão presentes Samir Salé, Director de Desenvolvimento Nacional e de Negócios, Globeleq Energia Moçambique, António Cumbane, Coordenador do Grupo de Conteúdo Local, Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Representante Sénior, Eni Rovuma.
A AME Trade é um evento negócio-para-negócio que fornece informações práticas vitais para empresas que procuram diversificar e realinhar as suas estratégias de negócios, com vista a acompanhar as tendências globais em rápida evolução.
(Moz24h)