Sociedade

105 escolas continuam fechadas em Cabo Delgado devido ao terrorismo

Por João Nicuete

Cento e cinco escolas em distritos afectados pelo terrorismo em Cabo Delgado permanecem fechadas neste ano letivo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, em Pemba, pelo diretor provincial de Educação em Cabo Delgado, Ivaldo Quincardente, durante uma conferência de imprensa.

Segundo Quincardente, a província conta com um total de 1.012 escolas, das quais apenas 907 estão em funcionamento, enquanto 105 permanecem encerradas devido à insegurança.

“Dentro do levantamento que realizamos até a última sexta-feira, constatamos que, das 1.012 escolas da província, incluindo instituições de ensino primário e secundário, apenas 907 estão abertas. Infelizmente, 105 escolas ainda estão fechadas”, afirmou o diretor.

Os distritos mais afetados pelo encerramento das escolas são Macomia (35 unidades), Mocímboa da Praia (25), Nangade (8) e Palma (6).

Além da ameaça terrorista, o setor da Educação em Cabo Delgado enfrenta desafios adicionais devido à destruição causada pelo ciclone Chido, que afetou a província. De acordo com Ivaldo Quincardente, um total de 1.407 salas de aula foram parcial ou totalmente destruídas pela tempestade.

“O ciclone afetou oito distritos, com maior impacto em Mecúfi, Metuge, Chiúre, Ancuabe, a cidade de Pemba, Namuno e Balama, além de algumas destruições menores em Montepuez. Desde então, estamos trabalhando na reabilitação e reconstrução dessas salas de aula”, destacou.

Durante a conferência, Quincardente também abordou a questão da cobrança de taxas para matrículas escolares. Ele reiterou que, conforme a legislação vigente, a matrícula do 1º ao 9º ano deve ser gratuita.

No entanto, ele reconheceu que alguns Conselhos de Escola têm solicitado contribuições voluntárias para o pagamento de seguranças. “Essas contribuições não podem ser exigidas no momento da matrícula. O ato de matricular uma criança do 1º ao 9º ano é gratuito. No entanto, os pais podem, de forma voluntária, apoiar a escola, mas isso deve ser feito de maneira transparente, sem caráter obrigatório e com devida prestação de contas”, enfatizou.

Por fim, a Direção Provincial de Educação informou que continua recebendo materiais didáticos para apoiar o ensino na região. (Moz24h)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *