Sociedade

VEM AÍ O 9o WORKSHOP DE MAPUTO SOBRE IMPUNIDADE CORPORATIVA E DIREITOS HUMANOS!

29 de Julho a 01 de Agosto 2025, no Hotel Glória na Av. Marginal

Em 2025, no meio de enormes mudanças geopolíticas, crises e genocídios televisionados e invisibilizados em todo o mundo, o continente africano continua a ser um importante local de reprodução do brutal capitalismo fóssil global – mas também de luta e resistência contra ele. Aquilo a que estamos a assistir não é novo: desde a privatização dos bens comuns às crises eleitorais e constitucionais à austeridade a retrocessos nos direitos das mulheres à intensificação das formas de extracção e ecocídio às guerras e à repressão dos activistas políticos e ambientais… estamos sim a viver formas de acumulação alargadas e aceleradas, ao mesmo tempo que somos atingidos por um colapso climático e ecológico total para o qual contribuímos muito pouco. Estes e outros fenómenos estão ligados ao capitalismo, seja porque o capitalismo os alimenta e deles beneficia, seja porque são consequências mais ou menos directas do capitalismo, seja simplesmente porque são o seu terreno fértil.

As crises profundas na região africana têm as suas raízes, entre outros factores, na forma como a riqueza da nossa terra e do nosso povo continua a ser pilhada internacionalmente por empresas transnacionais, facilitada por estruturas de acumulação herdadas do colonialismo. Para enfrentar a ameaça existencial da crise climática, a nossa resposta tem de ser radicalmente descolonial, anti- patriarcal e anti-capitalista.

Para mais informações, consulte o nosso blog: https://justica-ambiental.org/2025/07/22/9-workshop-de-maputo-sobre-impunidade-corporativa-e-direitos-humanos/

Inscreva-se através do email: impunidade.corporativa@gmail.com ou pelo telefone 843106010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *