Por Quinton Nicuete
Trabalhadores da Rádio Moçambique que preferiram falar em anonimato por temer represálias e proteger a sua integridade e trabalho afirmam que na RM tudo vai ao pior!
Segundo as nossas fontes a empresa pública passou a ser uma empresa Associada! Associada porquê!?? Porque um grupinho de incoerentes e completamente incompententes decidiu que devia tomar a Rádio e gerir ao seu belo prazer!
Todas as empresas geridas pelo IGEPE, beneficiaram de uma
Organização e restruturação sob ponto de vista salarial e nas ditas empresas como o caso da TMcel e a TVM que são do mesmo ramo, o processo de restruturação salarial decorreu num ambiente são e com os olhos virados ao bem dos trabalhadores, deixando os trabalhadores daquelas empresas felizes e motivadas para o empenho e exercício das suas funções!
Na Rádio Moçambique este processo chegou, mas como não houve vontade de melhorar a condição salarial do trabalhador, o processo foi sabotado pelos recursos humanos, no nome do seu director de apelido Banze, um bebado sem postura e nem ciência para dirigir processos de trabalho em conluio com a Assessoria de Quadros liderada por Rogério Guambe e seus amigos Patricios que em nada querem o bem dos trabalhadores!
O IGEPE tinha determinado que a nova tabela, fruto de enquadramentos entraria em vigor em Março e eis que até a data de hoje nada foi feito para que este processo seja concluída com êxito tudo isto por culpa da cúpula do também sem escolaridade, Abdul Naguibo auto-intitulado PCA eterno da RM!
“Para que este processo ande vocês devem orar”, estas foram as palavras da PCA do IGEPE no primeiro encontro que manteve com os trabalhadores no ano passado, numa clara referência a resistência da Admnistracao da RM em por em prática os enquadramentos.
O IGEPE tem estado a fazer de tudo para devolver a alegria aos trabalhadores da RM assolados por um total descontentamento, fruto da má gestão que a dia que passa coloca a RM em crises, disseram os trabalhadores em conversa com o nosso jornal.
Na RM, tudo falta! Computadores podres, cadeiras podres, chão sujo, casas de banho degradas, carros estragados e hoje em dia nem combustível existe para transportar os repórteres e trabalhadores dos sectores de produção, e outros sectores de apoio que garantem a vida da RM!
Mas não é sobre o exposto acima que se fala apenas, aqueles são alguns dos males que tomaram a RM!
Na RM enquanto alguns sofrem e procuram no mínimo, alcançar um salário justo, há aqueles que comem com Boca, que não valorizam o dinheiro! Não valorizam o dinheiro sim, na Rádio Moçambique já não se valoriza o dinheiro, o dinheiro sai a belo prazer daqueles que se dizem ser os homens fortes da administração, assessoria e gestão da Rádio Moçambique!
De acordo com informações em nosso poder na RM há um esquadrão saqueador dos cofres, que todos os dias retiram dinheiro a seu belo prazer! Esses esquadrões Director Administrativo, Ângelo Chipanga estão a saquear dinheiro da RM usando o esquema do sector dos transportes! Querem saber como??? Na Rádio Moçambique e como em qualquer outra empresa os carros são abastecidos, diariamente, entretanto na RM existem carros para reportagem, administração, sector comercial e outros! O jogo começa quando são abastecidos por exemplo dois carros no lugar de cinco, isto faz com que o dinheiro dos 3 carros vai ao bolso do Director e uma Parte para os seus comparsas Juvenal e o Chefe dos transportes de nome Fazenda, muito contestado no sector dos transportes devido a má gestão do trabalho, uma grande rede nem??? O assunto dos cinco carros é apenas um exemplo pois na RM funcionam mais do que cinco carros! Devido a este esquema que já se tornou vicioso, nas últimas semanas a RM depara-se com problemas sérios de falta de transporte para seus colaboradores! Ademais este vício de roubar combustível ultrapassou os níveis chegando a se colocar na lista para abastecimento de carros que nem se quer existem, carros avariados!
No passado fez-se uma denúncia para os mesmos senhores e sobretudo o intitulado director Administrativo Ângelo Chipanga, seu adjunto Fazenda e outro tal de Juvenal chefe de sector, este assunto mereceu atenção da antiga administradora de Contabilidade e Finanças mas quando a mesma prosseguia com investigações para responsabilizar os envolvidos a cama dela foi feita! Ela foi vítima de um esquema de corruptos, defraudores e ladroes de elite da RM! A pergunta que não quer calar é a seguinte:
- Será que o Grande PCA Abdul Naguibo e sua administradora de Finanças não sabem ou desconhecem este esquema de roubo de combustíveis??? Porque até hoje mantém essas pessoas nos seus cargos mesmo sabendo que no passado houve provas do envolvimento deles no esquema de roubo na RM?? Não seria ele e sua administradora beneficiarios dos dinheiros das falsas requisições de combustível! Ainda havemos de saber!
Recentemente rebentou o caso de desvio de 8 milhões destinado a compra de equipamentos para a cobertura eleitoral! Informações em nosso poder indicam que esse valor é muito superior, tendo em conta que no período eleitoral nada foi comprado com o dinheiro alocado! O dinheiro alocado serviu somente para distribuir por pessoas de elite da grande administração, Directores entre outros que viajaram pelo país com a tônica de estar a supervisionar a cobertura eleitoral! Mesmo o dinheiro que seria distribuído pelos jornalistas, motoristas, técnicos envolvidos na cobertura eleitoral foi diminuído tendo sido pago as metades e não correspondeu ao previsto!
Para onde foi o dinheiro??
A pergunta fica esta e é convidada ao Gabinete Central de Combate à Corrupção a fazer o seu trabalho na RM, pois muito dinheiro foi desviado naquela instituição!
Outro esquema que é protagonizado pela cúpula dos transportes e o seu director administrativo passa por assegurar carros que já não andam que estão neste momento no parque e outros que nem se quer existem e nem se quer andam! Os indivíduos falsificam vinhetas de seguros, alegando que asseguraram carros e a finalidade é meter o dinheiro no seu bolso!
Quem vai pagar isso??? Os trabalhadores da RM exigem que se faça uma auditoria e se responsabilize os defraudadores dos fundos da maior Rádio do país!
Recentemente, inventaram assuntos de lançamento de 50 anos da RM, isto tudo para comer dinheiro e roubar, arrancar comissões e tudo mais! Engraçado é que esse tal lancamento só envolveu a eles ditos chefes! A nacta de trabalhadores que vai trabalhar ou que trabalha esteve de fora!
Na sexta-feira do lançamento das actividades dos 50 anos viveu-se a Grande e Barronesa, comidas de luxo e bebidas nas instâncias turísticas da cidade de Maputo! Mas para água na RM para os trabalhadores beberem não há dinheiro, para aumento salarial não há dinheiro, para melhoria das condições de trabalho não há dinheiro!
Só há dinheiro para satisfazer a elite da RM sob comando do grande Abdul Naguibo!
Chega de Roubos na RM, clamam os trabalhadores! (Moz24h)