Por Estácio Valói e CF
Actualizado-O último Domingo foi verdadeiramente atípico em Montepuez concretamente na área onde se situa uma das maiores minas de rubis do mundo, em Namanhumbir, a MRM- Gemfields.
Há relatos de pelo menos dez mortes a tiro depis que populares revoltados invadiram a área da mina. Uma multidão terá invadido a área de concessão mineira que tem entre os seus o donos o general e veterano da luta armada, Raimundo Pachianuapa. Huv quem mesmo conseguientrae na mina. Mas esta invasão foi reprimida por militares “boina vermelha”, segundo as nossas fontes. Aparentemente, os invasores são populares que perderam as suas terras à favor da empresa mineira, num processo de expropriação e reassentamento controverso.
Ainda ontem segunda-feira de manha outras fontes confirmaram que contabilizaram três mortes e sete feridos na Colômbia dos militares, ‘entramos na mina as 7h de manha de domingo e só saímos ontem as 17h. Eram três pessoas nuas, espancadas, mortas, abandonadas la no mato e sete feridos, um baleado na perna outro no ombro.”
Muitos deles depois de perderem as suas terras ricas em rubis engrossaram o enorme exército de desempregados e famintos que cresce na região. Segundo uma fonte que entrou em contacto telefónico com a nossa reportagem, depois de vencer a severas dificuldades de rede, disse que durante horas, “ o povo tinha tomado de volta as suas terras desafiando mesmo a polícia”.
Contudo, depois foram enviados mitarares “boina vermelha” que recorram a disparos para tirar a população da área da concessão mineira da MRM-Gemfields. A nossa fonte fez saber que na referida invasão estiveram “envolvidas muitas pessoas” da regiões de Nanjua, Namanhumbur e de Montepuez. “ De Nanjua estamos aqui 15 pessoas”. Depois que começaram os disparos as os populares correrram para o mato. Segundo as nossas fontes, houve populares que entraramna mina e sairam com camadas de terra na esperança de encontrar rubis. Contudo, as informações em nossa posse indicam que os militares “boina vermelha” dispararam sem apelonem agravo contra a população indefesa.
Esta invasão a área de concessão mineira da MRM Gemfields aconteceu uma dia antes da grevegeral convocada pelo candidato presidencial, Venâncio Mondlane, que praticamente paralisou o país esta Segunda-feira. Continuamos a procurar entender se há alguma conexão entre os dois eventos.
Outros dos donos da referida empresa mineira é Samora Machel Júnior, filho do primeiro presidente de Moçambique independente, Samora Machel. Em algum momento, o filho do antigo presidente moçambicano, fez corredores dentro do seu partido para ser o seu candidato presidencial.
A MRM Gemfields é uma empresa mineira que já esteva envolvida em processos judiciais internacionais por violação dos Direitos Humanos na sua área de concessão em Cabo Delgado.