Por Estacio Valoi
Ontem sábado terrorista bloquearam a estrada entre Nsanja e Muaja, exatamente na machamba do Sadique , na entrada entre onde esta a placa sinalizando a entrada que vai dar a base Chaimite e do outro lado a onde esta a placa que da indicação da Entrada ao quartel das FDS recentemente fechado.” ”
Depois do bloqueio da estrada na tarde de ontem só na manha de hoje por volta das 9h00 a circulação viaturas , pessoas e bens viria a ser aparentemente restabelecida numa estrada considerada de alto risco para a circulação civil, sem garantia de segurança “ cada um corre seu risco,” sem uma coluna.
De acordo com fontes no local ontem os terroristas interpelaram viaturas sendo uma minibus, uma carrinha de marca Canter. Ao motorista do camião, como condição para continuar com a viagem como resgate foi exigido 200 mil meticais. “Motorista respondeu que o camião não era dele !” Enquanto isto algumas pessoas que eram transportadas na minibus e a carrinha Canter foram levadas para o mato.
” Os Ruandeses chegaram aqui em Muaja ontem ai as 21h, e foram ouvimos disparos dois assim parecia bazuca. Hoje de manha é que foram perseguir os bandidos depois do burro morto. Os bandidos já tinham saído a muito tempo, foram assim la para aquela montanha das Quirimbas, entrando ali de Chaimite. Deixaram os Naparamas de Chiute, Nsanja..a guarnecer desde o posto de Mesa ate aqui na aldeia Muaja.
Antes de ontem dormiram aqui perto da aldeia mas não conseguiram entrar, só estavam a ver agua. Já são três semanas que os terroristas andam por aqui, nós sempre a avisarmos os chefes mas nada fizerem ate que os bandidos bloquearam estrada. Estavam todo tempo a espera disto!?” Questionam fontes em Ancuabe
A situação continua critica com alguma circulação condicionada no troço entre os distritos de Ancuabe e Montepuez.” Ruandeses hoje de manha passaram daqui foram assim para Namanhumbir. Aqui os bandidos ainda estão a andar pelo mato. Temos os Naparamas! Ontem os terrorista queimaram uma minibus e um camião. Mandaram descer as pessoas e levaram com elas para o mato. Duas pessoas aqui de Muaja foram soltas mas pagaram 10 mil cada uma. Foram raptadas ontem por volta das 15h, telefonaram ontem mesmo e lhes deixaram”! Disseram fontes locais (Moz24h)