Duas viaturas da SERNIC encontram se neste momento na localidade de Mudada no distrito de Matutuine em perseguição a um grupo de pessoas daquela comunidade por estar envolvidas em manifestações pelo elevado custo do cimento.
De acordo com fontes locais a SERNIC que vem efectuando perseguições e detenções arbitrarias, na sua anterior incursão naquela localidade deteve três jovens ‘meteram-lhes no carro, bateram e a agora estão na cadeia.” Disseram membros da comunidade
Mas a tentativa de intimidação daquela comunidade vai mais alem com a exibição de uma lista pela SERNIC de nomes de jovens a abater.’ Quando prenderam Orlando da Conceição Artur, por duas vezes e neste momento encontra-se sob prisão preventiva na cadeia central exibiram uma lista de pessoas. Tudo tem a ver com as manifestações pela redução do preço do cimento produzido pela Dugongo.
Pela informação Orlando Artur, um dos moradores de Salamanga, foi sequestrado, no passado domingo, pelo SERNIC, que se transformou em braço criminoso do partido Frelimo, responsável por sequestros e execuções sumárias de manifestantes.
No sábado, os seguranças da empresa “Dugongo Cimentos” dispararam vários tiros para o ar, para dispersar os manifestantes que estavam numa das minas de extração de calcário facto reportado pelo Jornal Canal de Moçambique. (Moz24h)