Quem mais deve ser raptado para o Governo levar o assunto dos raptos com a devida seriedade, Senhor Presidente?
A falta de resposta aos raptos por parte do Governo da Frelimo, deixou, definitivamente, o Estado moçambicano prostrado perante o fenómeno que assola o país há mais de dez anos. É como se o Estado se tivesse exonerado do seu papel de garantir segurança aos moçambicanos e ao seu património, segurança essa que compõe, ao lado da justiça e do bem-estar, o tripé das funções de qualquer Estado sério.
Num espaço de três dias, o sindicato criminoso dos raptos fez duas vítimas no centro da cidade de Maputo, em lugares movimentados e até com presença policial. Contam-se pelo menos sete raptos em 2024. Em 2020, o Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou a criação de uma brigada anti-raptos.
Quando faltam cinco meses para o fim do mandato, a brigada ainda não se faz sentir. De tempos em tempos, a Polícia da República de Moçambique (PRM) realiza detenções de pessoas ligadas aos raptados, mas sem qualquer relevância na cadeia do crime. Mas nunca consegue chegar aos mandantes. Ser empresário em Moçambique tornou-se perigoso.
Quem tem investimentos está a retirá-los. Quem tencionava investir está a desviar o investimento para países seguros. Chegados aqui, uma pergunta se faz pertinente ao Presidente da República: onde está a brigada anti-raptos e quem mais deve ser raptado para o Governo levar o assunto dos raptos com a devida seriedade?
Enquanto o Presidente Nyusi nao responde, o Moz24 soube de fontes que a força anti-raptos dois meses atrás ,no alvoroço das recentes criticas perante o recrudescimento dos raptos, fora deslocada da província de Cabo Delgado para Maputo. Durante este tempo, mesmo com a presença da forca em Maputo os os raptos foram somando e seguindo. Mais, recentemente esta semana a mesma força foi novamente deslocada de Maputo para cabo delgado onde se encontra neste exacto momento.
(CDD/Moz24h)
https://cddmoz.org/wp-content/uploads/2020/07/Onde-esta-a-brigada-anti-raptos-e-quem-mais-deve-ser-raptado-para-o-Governo-levar-o-assunto-dos-raptos-com-a-devida-seriedade-Senhor-Presidente_.pdf